Home Mensagens O Evangelho No Controle da Voz

No Controle da Voz



Observe como vai indo o tom da sua voz, porque a voz é dos instrumentos mais importantes na vida de cada um, e por isso mesmo precisa de cuidados especiais.

A voz de cada pessoa está carregada pelo magnetismo dos seus próprios sentimentos, portanto procura encharcá-la de fluidos positivos e ternos, que possa ser bem acolhida e leve paz ao teu ouvinte.

Não fale em tonalidade tão alta que assuste e nem tão baixa que crie dificuldade a quem ouça, pois teu interlocutor pode ser sensível ao barulho ou pode também ter dificuldade para te ouvir.

Quando necessário, repete com paciência o que já foi dito ao teu ouvinte, sem alterar o tom de voz, procurando entender que nem todas as pessoas trazem audição impecável, e por isso mesmo deves ter o cuidado de não ferir quem te pede para que repita o que não conseguiu captar na tua mensagem.

Diante daqueles que te parecem com dificuldades auditivas, não te impacientes e não lhe digas nunca frases que o possam constranger como por exemplo: "Você está surdo?", "Você quer que eu grite?", "Quantas vezes quer você que eu fale?" ou "já cansei de repetir isso".

Descontrolada pela cólera, a voz se transforma na verdade em uma agressão e, a agressão, jamais convence, ou resolve qualquer problema ou dificuldade que nos pedem resolução.

Converse com serenidade e respeito, colocando-te no lugar da pessoa que te ouve, e educará tuas manifestações verbais com mais segurança e proveito, fazendo-te veículo de informação e ensinamento.

Quando estiveres fazendo uso do telefone para te comunicar, recorde que no outro lado do fio está alguém que precisa de tua palavra calma, mansa, sóbria, e respeitosa a fim de manter a própria tranqüilidade, e que muito podes colaborar para que isso aconteça.

Usa a bênção da tua voz para transmitir serenidade, alegria, otimismo, pensa que não gostarias de ser ouvinte de quem não te tratasse com educação e respeito e oferece teus recursos da fala para edificar o amor pelo teu próximo.

Francisco Rebouças, atualmente é aposentado, casado, residente em Niteroi-RJ, é divulgador espírita atuante tendo escrito diversos temas espalhados pela internet.

Translate
English French German Italian Russian Spanish
Doações
Banner
Pesquisar
Facebook
Popular
Direitos Autorais

Amigos, nossas postagens, fotos, estudos, vídeos e outras publicações são recebidas de amigos ou autorizadas pelos seus responsáveis. Primamos pela ética e o respeito aos Direitos da Propriedade Intelectual. Se você é proprietário de algum material publicado neste site, por favor, informe para que possamos legalizar a divulgação ou proceder a sua imediata retirada. Clique aqui.