Home Evangelho Espiritismo Allan Kardec, o homem que explicou a doutrina

Allan Kardec, o homem que explicou a doutrina

 

Em 3 de outubro, comemoramos os 208 anos do codificador do Espiritismo

"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar. Tal é a lei."

Apenas um pedagogo teria essa capacidade de sintetizar com precisão, em uma única frase, as centenas de páginas que ilustram a codificação do Espiritismo, descrita nos volumes "O Livro dos Médiuns", "O Livro dos Espíritos", "O Evangelho Segundo o Espiritismo", "O Céu e o Inferno", "A Gênese". Todas essas obras foram escritas por Hippolyte Léon Denizard Rivail, que mais tarde assumiu o pseudônimo de Allan Kardec, como era conhecido na sociedade celta na qual viveu em encarnação anterior, nas Gálias. Kardec teria sido um druida, uma espécie de filósofo e conselheiro daquela comunidade.

Rivail nasceu em 3 de outubro de 1804, na cidade de Lyon, na França. Pertencente a uma família de magistrados, logo se interessou por estudar ciências e filosofia. Foi discípulo de Pestalozzi, uma das maiores referências da Pedagogia no mundo, que reformou o ensino na França e na Alemanha. Aos 14 anos, Rivail já ensinava colegas menos adiantados. Aos 18, se formou em Ciências e Letras. Conhecia profundamente os idiomas francês, alemão, inglês, holandês, italiano e espanhol.

 

 

Mesas girantes

Tornou-se membro da Real Academia de Ciências Naturais e, durante alguns anos, manteve em sua residência em Paris cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia comparada, Astronomia, entre outros. Como professor particular, lecionava as matérias de Química, Matemática, Astronomia, Física, Fisiologia, Retórica, Anatomia Comparada e Francês.

Em fevereiro de 1832, casouse com Amélie-Gabrielle Boudet, também professora, que seria a sua companheira por toda a vida, até o desencarne de Rivail em 31 de março de 1869.

Mas toda a erudição de Rivail e o seu comprometimento com os estudos para o progresso da humanidade ficam em segundo plano a partir do momento que o professor se torna Allan Kardec, o codificador do Espiritismo. Atraído pelo fenômeno das mesas girantes, que no século XIX era visto com curiosidade e ceticismo nas reuniões da alta sociedade, o professor passa a estudar, em 1855, as manifestações espíritas com afinco, tentando descobrir as suas origens.

Até que Zéfiro, seu espírito familiar, se manifesta em 1856, apresentando-se como ―Verdade‖, o es-pírito que iria contribuir na obra da codificação. Kardec passa, então, a dedicar a sua vida a reunir, organizar e tornar compreensível a apresentação dos textos recebidos por diversos médiuns da sua época, que explicam de maneira didática a doutrina espírita. Por conta do seu trabalho, foi alvo de todo tipo de calúnia, intriga, difamação e traição; teve sua saúde prejudicada e passou por dificulda-des financeiras. Mas jamais perdeu de vista seus ideais e sua missão.

 

 

 

Allan Kardec o Educador é um dos mais belos documentários sobre a vida e a obra de Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), mais conhecido como Allan Kardec.

Veja imagens filmadas nos locais onde ele se instruiu e viveu: Lyon, Yverdon e Paris. E acompanhe os caminhos trilhados por um dos filósofos mais importantes da humanidade, que se tornou o principal estudioso das mensagens dos espíritos, tendo realizado a Codificação do Espiritismo.

 

 

Translate
English French German Italian Russian Spanish
NATAL COM JESUS


Para realizar mais um Natal com Jesus, precisamos de sua colaboração!

Em 18 anos de trabalho, o IECIM já distribuiu mais de 52.000 cestas básicas para famílias carentes de São Paulo.

Sua ajuda faz diferença!

BRADESCO (237)
AGÊNCIA: 2199-7
CONTA POUPANÇA: 21320-9
CNPJ: 003.260.188/0001-03 

 Obrigado e que Jesus o abençoe!

Doações
Banner
Pesquisar
Facebook
Popular
Direitos Autorais

Amigos, nossas postagens, fotos, estudos, vídeos e outras publicações são recebidas de amigos ou autorizadas pelos seus responsáveis. Primamos pela ética e o respeito aos Direitos da Propriedade Intelectual. Se você é proprietário de algum material publicado neste site, por favor, informe para que possamos legalizar a divulgação ou proceder a sua imediata retirada. Clique aqui.