Home Evangelho Espiritismo FRATERNIDADE: somos todos irmãos...

FRATERNIDADE: somos todos irmãos...

 

Como seres humanos imperfeitos que somos, é raro lembrar, em nosso egoísmo, que há irmãos que precisam de nós. É muito mais simples repetir as palavras de Jesus ao invés de praticá-las, e em nosso nível de evolução, sempre encontramos desculpas para essa nossa imperfeição característica.

É comum, portanto, existir um desejo de realizar a caridade na época de Natal, até pelo forte apelo da mídia. Na verdade, nossos irmãos não precisam de nós apenas nessa época, e a caridade e a fraternidade, como aliados de nossa evolução, devem ser praticados constantemente. “.

Não possuo dinheiro, não posso ajudar” — argumento comum, mas inválido, uma vez que a caridade verdadeira não é a caridade material, mas a moral. Às vezes, nosso irmão precisa apenas de uma palavra, um conforto, um esclarecimento — quem pode se negar a isso?

A palavra fraternidade é formada pelo latim frater, que significa  irmão. Quando Jesus prega a fraternidade, pois, tem como objetivo maior que nos tratemos todos como irmãos. O mérito maior está, contudo, em tentar entender que o nosso “inimigo” também é nosso irmão e que, embora não consigamos ter para com ele toda a efusão da amizade verdadeira, é necessário o entendimento desse princípio pregado por Jesus e tão bem interpretado por Kardec no Evangelho Segundo o Espiritismo.

Numa época que precede o Natal, nossa pagina do mês de novembro aborda o tema da fraternidade sob os mais variados aspectos. O leitor encontrará, nas páginas centrais, notícias sobre a ação do IECIM para mitigar a fome e trazer um Natal mais feliz a dezesseis mil famílias carentes, a Campanha Natal com Jesus que, em todos os seus passos preparatórios, nos faz lembrar que o Irmão necessitado é necessitado o ano todo, e, assim sendo, muitas vezes não basta a comida - a necessidade se estende à necessidade de se sentir digno, cidadão, parte de uma sociedade. Se pela Lei de Causa e Efeito um Irmão está em doloroso resgate de faltas anteriores, nosso dever de Fraternidade é tornar sua provação mais suave, muitas vezes não com dinheiro (que, jogado como esmola humilhante, não eleva, mas machuca), mas com uma palavra amiga, um aperto de mão, oferecendo-lhe nossos ouvidos e nosso sorriso.

 

Translate
English French German Italian Russian Spanish
NATAL COM JESUS


Para realizar mais um Natal com Jesus, precisamos de sua colaboração!

Em 18 anos de trabalho, o IECIM já distribuiu mais de 52.000 cestas básicas para famílias carentes de São Paulo.

Sua ajuda faz diferença!

BRADESCO (237)
AGÊNCIA: 2199-7
CONTA POUPANÇA: 21320-9
CNPJ: 003.260.188/0001-03 

 Obrigado e que Jesus o abençoe!

Doações
Banner
Pesquisar
Facebook
Popular
Direitos Autorais

Amigos, nossas postagens, fotos, estudos, vídeos e outras publicações são recebidas de amigos ou autorizadas pelos seus responsáveis. Primamos pela ética e o respeito aos Direitos da Propriedade Intelectual. Se você é proprietário de algum material publicado neste site, por favor, informe para que possamos legalizar a divulgação ou proceder a sua imediata retirada. Clique aqui.